CONTATO:

Enviar

QuiropraxiaVOLTAR

 

QUIROPRAXIA é uma ciência que realiza o diagnóstico, tratamento e prevenção das desordens mecânicas do sistema neuro-músculo-esquelético, com ênfase especial na coluna vertebral, fundamentada na hipótese de que estas desordens afetam a saúde através do sistema nervoso. A Quiropraxia objetiva a promoção da saúde através da liberação do fluxo neurológico pleno por meio de ajuste e/ou manipulação articular, principalmente da coluna vertebral.

O Fisioterapeuta QUIROPRAXISTA avalia o paciente através do exame físico, testes funcionais, exames complementares e de imagem para determinar quando este tratamento é indicado ou não e qual o método ou técnica é mais indicada para cada caso em particular. Além da QUIROPRAXIA o Fisioterapeuta é detentor de diversos recursos e técnicas para tratar e reabilitar o seu paciente.

A Resolução Nº 220, de 23 de Maio de 2001, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO reconhece a QUIROPRAXIA como uma especialidade própria do Fisioterapeuta.

Os fundamentos da Fisioterapia existem desde a era de Hipócrates, portanto, muito consolidados.

Desde a antiguidade o movimento é considerado um elemento vital para a saúde e o bem-estar. Atualmente, a Fisioterapia é definida como uma ciência que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas ou por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patológica de órgãos e sistemas do corpo humano, incluindo as disciplinas comportamentais e sociais.

O procedimento terapêutico mais comum aplicado pelo Fisioterapeuta especialista em QUIROPRAXIA é conhecido como manipulação vertebral, também chamado de ajuste quiropráxico. O objetivo da manipulação é restaurar a mobilidade articular pela aplicação manual de uma força, direção e velocidade controlada na articulação que se tornou hipomóvel devido a uma lesão tecidual. As lesões teciduais podem ser provocadas tanto por um trauma, em um único episódio, como por esforços como a elevação inadequada de um objeto pesado, esforços repetitivos ou má postura, inclusive sentar-se numa posição inadequada por um período de tempo extenso. Em todos estes casos, os tecidos sofrem mudanças físicas e químicas que podem gerar dor, inflamação e diminuição da função. Manipulação, ou ajustamento da articulação afetada restaura a mobilidade perdida, diminui a tensão tecidual produzindo alívio da dor e equilíbrio do tônus muscular, com isso o tecido promove a auto cura.

O cuidado quiropráxico é utilizado com mais frequência nas queixas neuro-músculo-esqueléticas, incluindo as dores nas costas, dor cervical, enxaquecas, dores nas articulações dos braços e das pernas, e, embora cientificamente não comprovada, alguns relatos clínicos indicam para alterações sistêmicas. O ajuste quiropráxico raramente causa desconforto. No entanto, os pacientes poderão experimentar alguma dor leve ou contínua após o tratamento (como acontece em algumas formas de exercício), que geralmente se resolve dentro de 12 a 48 horas.

Na Pronto Fisio dispomos de Fisioterapeutas treinados e qualificados para atendê-lo (la) em suas necessidades.

Viva com uma coluna saudável!

Agende a sua avaliação.

 

Sem fotos no momento