CONTATO:

Enviar

NOTÍCIAS

Fasceíte Plantar

Compartilhar

É a inflamação da fáscia plantar, faixa ampla de tecido fibroso que vai do calcanhar até o ante pé. Essa inflamação é gerada por uma tensão e sobrecarga, sendo a causa mais comum de dores nos pés em adultos.

     Possíveis causas de fasceíte plantar: uso de sapato de salto alto e/ou de calçados inadequados, alteração na formação do arco dos pés excesso de peso, má distribuição do peso do corpo nos pés, patologias ortopédicas, desvios posturais dos ossos dos pés, encurtamento do tendão de Aquiles e da musculatura posterior da coxa.

     Quando se usa sapato de salto alto por um longo período de tempo, a fáscia pode se encurtar e a dor, nesse caso, se manifesta quando essa fáscia é alongada. Este tipo de dor acontece logo pela manhã à primeira pisada, após levantar-se da cama e caminhar descalço. Também poderá ocorrer dor nas pernas e nas costas (coluna lombar).

     Atletas que praticam corrida podem desenvolver fasceíte plantar quando aumentam a distância percorrida ou a freqüência dos treinos, pessoas que usam calçados inapropriados ou gastos que não proporcionam amortecimento suficiente para os calcanhares também podem adquirir a fasceíte plantar.

     Pessoas que tem o arco do pé excessivamente diferente do fisiológico têm chances de sofrerem de fasceíte plantar, e que pode estar associada ao esporão do calcâneo.

     O principal sintoma de fasceíte plantar é a dor na planta dos pés, ao andar e ao ficar em pé. Essa dor normalmente ocorre ao se levantar e apoiar completamente o pé no chão, pois na posição de descanso a fáscia está relaxada, e ao colocar o pé no chão e dar os primeiros passos, a fáscia é alongada.

     Entre as opções de tratamento para fasceíte plantar estão os medicamentosos, a reabilitação músculo esquelética através da fisioterapia onde utilizamos diversas técnicas como a liberação miofacial, manipulação, acupuntura analgésica, eletroterapia, exercícios de alongamento, de reforço muscular e propriocepção.

     Concluímos toda essa intervenção podal com a indicação do uso de palmilhas posturais, ortopédicas, anti-impacto (Palmílis) desenvolvidas de maneira individual e personalizada a cada queixa e/ou lesão existente, estando plenamente indicado, apresentando excelentes resultados no alívio dos sintomas, pois permite corrigir os desvios posturais e ortopédicos dos ossos dos pés, ou seja, o paciente estará pisando no tratamento.

     O objetivo do uso das palmilhas é corrigir o estiramento da fáscia plantar e a descarga do peso corporal sobre os pés, proporcionando alivio da dor, segurança na pisada e conforto. Além disto, estaremos prevenindo a manifestação de outras lesões e desvios posturais que acarretam desconforto físico e dores nos pés.

Outras Notícias